Quem somos?

A ACNI é uma associação juvenil que existe desde 2016 e começou as suas atividades no âmbito da música, projetos de voluntariado e desporto. Após os 2 anos de paragem forçada pela pandemia que vivemos, retomámos a nossa atividade o ano passado, com cada vez mais eventos de cariz cultural, estimulando sempre a participação dos nossos jovens voluntários, a sua aproximação à nossa comunidade local, o seu papel no intercâmbio de saberes e experiências e o seu crescimento enquanto cidadãos (pro)ativos.

No que toca ao seu crescimento, temos integrado vários projetos nacionais com o objetivo de incluir os nossos jovens em equipas de voluntariado e estimular a sua participação em atividades nas áreas dos direitos humanos, associativismo, problemáticas relacionadas com as questões do futuro da Europa, entre outras. Neste sentido, temos trabalhado com o IEFP e IPDJ na realização de algumas formações para os voluntários, bem como com organizações como a FNAJ.

Relativamente aos eventos que organizámos até então, temos vindo a desenvolver atividades com Embaixadas de vários países (Japão, Coreia, Polónia, Hungria) e a contar com várias entidades nossas parceiras nesses eventos (marcas que sejam uma mais valia para o evento em causa). Em qualquer um deles tivemos a participação de centenas de pessoas e uma adesão muito grande da nossa população local e arredores.

MISSÃO

A associação tem como missão a promoção da cidadania ativa junto da juventude, com o intuito

de participar na construção de uma sociedade com cidadãos mais conscientes, socialmente

comprometidos, participativos e criativos.

VISÃO

A visão que a associação tem, é uma sociedade em que os jovens tenham espaço para criar um futuro solidário e inclusivo, através da participação criativa, da aprendizagem entre pares e da educação não formal. Queremos pôr juventude a realizar os seus sonhos e objetivos.

VALORES

A associação tem os seguintes valores:

  1. Os jovens devem ter um papel ativo na construção da sociedade;
  2. As experiências interculturais podem criar uma união entre todos, tornando-se mais próximos;
  3. Todos têm potencial e são capazes de concretizar os seus sonhos;
  4. Todas as nossas ações e atitudes devem respeitar os Direitos Humanos;
  5. Quando as pessoas se divertem são melhores, aproveitam melhor a vida e são mais tolerantes.

Ajuda a nossa Causa